17 de março de 2015

Bolo de laranja à la Pierre Hermé


Esta é quinzena do chef Pierre Hermé, o guru da pastelaria. Quando vi a escolha da Susana para este "Quinze dias com ...." senti-me intimidada, confesso, mas acabei por encontrar, para lá dos famosos macarons (não, não me parece que algum dia me atreva a fazer macarons em casa, mas não me importava nada de provar os do Pierre) algumas receitas simples, bem simples aliás, para experimentar. O bolo escolhido é, no original, de limão, mas há tanta laranja lá por casa que a substituição do aroma teve que se impor.
Por fazer, por enquanto, ficará o bolo original no seu melhor aroma de limão, o creme para uma tarte de limão, o bolo de chocolate, a famosa mousse de chocolate, estes iogurtes que me deixaram fascinada (alguém sabe onde comprar xarope de rosas?) e tantas, tantas outras.

Ingredientes:
Para o bolo:
200 gr de açucar
Raspa de 2 laranjas
180 gr de farinha com fermento (usei sem fermento)
1/2 col chá fermento (usei 1 colher de chá)
65 gr de mateiga derretida
95 gr de craime fraiche ou natas
1 pitada de sal
3 ovos
Para a calda:
Sumo de 3 laranjas
80 gr. de açúcar (usei só 5 colheres de chá)



Preparação:
Misture a raspa das laranjas com o açúcar.
Acrescente os os ovos e bata até misturar bem.
Acrescentar as natas com a pitada de sal  e envolva.
Junte alternadamente a farinha com o fermento e a manteiga.
Verta a massa numa forma rectangular e leve a cozer em forno pré-aquecido a 160º por 1 hora (50 minutos foi quanto bastou no meu forno).
Quando o bolo estiver quase pronto prepare a calda, juntando o sumo e o açúcar num tachinho. Leve a lume médio/forte e deixe ferver por 10 minutos.
Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno e desenforme.
Com um palito faça furos no topo do bolo e regue com a calda.
Sirva frio.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...