1 de julho de 2016

Dia 1 e uma taça doce de couscous



O Dia 1 na Cozinha celebra o mês de Julho com um ingrediente especial: "couscous". Gosto de ter sempre um pacotinho de couscous na minha despensa e uso-o para preparar algumas marmitas pela rapidez com que se cozinha. Juntam-se-lhe toda a variedade de legumes, frango, atum, ovo, delicias do mar, o que bem entendermos para termos uma boa refeição, por isso imaginei que poderia não ser muito difícil arranjar uns minutinhos para voltar a participar no desafio do "Dia 1 na cozinha...". Bom, acabou por não ser tão fácil quanto me pareceu (o tempo...ai, o tempo!), mas ontem à noite lá me dispus a preparar um couscous para o dia de hoje.
Há alguns anos tinha visto um programa da Giadda de Laurentiis em que ela preparava um couscous doce e que me deixou bem curiosa, embora de pé atrás por estar habituada a usar o couscous unicamente em pratos salgados (E vocês dizem: então a aletria não é massa e não se faz um prato doce bem famoso com ela? E eu: pois, mas eu nem aprecio muito...), mas lá investiguei um pouco entre a internet e alguns livros que pairam na minha estante (e encontrei receitas bem interessantes) e acabei por me decidir por esta taça. Quando o couscous ficou pronto e lhe meti a colher para provar, confesso que ainda fiquei indecisa quanto ao acrescentar-lhe os frutos vermelhos, de tão bom que estava só assim, mas os frutos também estavam com um ar tão apetitoso que acabei por os conjugar na taça. Sirvam fresco e se não gostarem de sabores muito doces, como eu, retirem ou reduzam o mel nos frutos assados para que o a sua acidez se complemente com o doce do couscous.

Ingredientes:
1/3 de chávena de couscous
2/3 de chávena de água
Passas e arandos secos a gosto
1 colher de chá de açúcar amarelo (2 para os mais guloso)
Raspa de 1 laranja
Avelãs ou outros frutos secos a gosto, partidos em pedaços
um punhado generoso de frutos vermelhos (usei mirtilos e amoras congelados)
1 colher de chá de mel claro
Natas batidas ou iogurte natural para servir (opcional)
Canela para servir (opcional)



Preparação:
Coloque a água, as frutas secas e o açúcar num tachinho e deixe levantar ferver por cerca de 5 minutos.
Desligue o fogão e acrescente os cosucous e a raspa de laranja. Envolva, tape o tacho e deixe descansar até o cuscus absorver toda a água e solte os grãos com um garfo e envolva as avelãs ou amendoas .
Entretanto espalhe os frutos vermelhos num recipiente que possa ir ao forno, regue com o mel e leve a assar em forno pré-aquecido a 170º, durante cera de 20 minutos ou até os frutos começarem a libertar suco e amolecerem ligeiramente. Em vez do forno pode fazer este passo no fogão, colocando os frutos e o mel num tachinho e mexendo de vez em quando para os frutos não pegarem.
Quando os frutos estiverem prontos, retire do calor e reserve. Deixe arrefecer completamente.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...